domingo, 9 de novembro de 2008

Problemas não, oportunidades de superação.

Quando criança, costumava muito assistir desenhos. Eram do tipo He-man, Pica-pau, Popeye, Tintin, Thundercats e outros. Já na adolescência, quase adulto, curtia muito o desenho japonês Dragon Ball Z. E hoje, enquanto o meu irmão mais novo assistia ao Dragon Ball, percebi o quanto há de interessante neste desenho quando ele me perguntou se eu conhecia o super sayajin 7. Deixa eu explicar pra quem não conhece o Dragon Ball. Os Sayajin são uma raça de guerreiros que viviam em um planeta. Esse planeta foi destruído e inicialmente, sabia-se apenas de um sobrevivente, e este foi enviado pra Terra antes do planeta ser destruído. Tem mais história, mais é mais ou menos isso.

E o super sayajin 7? É o seguinte, super sayajin são como níveis de luta que esses guerreiros atingem, e toda vez que eles atingem um nível, sua fisionomia se modifica. Eu só conhecia até o nível 4, meu irmão falou que tem até o 7.


E o quê que tem isso? Diferentes dos outros super-heróis, os poderes dos sayajin só aumentam com muito esforço e treinamento. E mais legal de tudo isso é que sempre aparece um vilão bem mais forte que eles.

Mas isso não é natural nos outros desenhos também?

É, mas o diferencial deles é o treinamento. Se não aparecessem outros vilões mais fortes, talvez os sayajin não treinassem pra atingir um nível maior do que o atual e assim eles não se superariam. Ou seja, eles se utilizam dos problemas como uma oportunidade para se superarem, e pra isso, eles treinam bastante. É como o ditado: "Treine muito e lute fácil".

E o quê que eu quero dizer com isso? Os problemas do seu dia-dia são seus vilões, mas se você tiver outra percepção e vê-los como desafios, poderá achá-los a melhor a coisa do mundo. A humanidade não teria chegado onde chegou, em nível de inteligência, sem o primeiro problema e assim por diante.

Os problemas são seus melhores mestres se você souber aproveitá-los como um impulso para o seu sucesso. Seja um super sayajin.

Nenhum comentário: